segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Por Que Wesley Safadão Se Tornou Cult?

De uns tempos pra cá, cada vez mais me incomoda uma tendência social de consumo de cultura que acaba por banaliza-la, tornar-la algo cômico criando uma imagem em cima de um artista por conta de sua origem.

Em meio a uma sociedade cheia de preconceitos, esse poderia ser só mais um que deveríamos problematizar e realmente é, a diferença é como a juventude de esquerda que deveria ser combativa contra isso não percebe como age dessa forma rotineiramente sem nem saber no que isso implica.

Há algum tempo atrás o funk carioca era odiado por um grupinho que curtia Rock Wins e promovia um odio a outros estilos, era a tendencia, hoje em dia uma boa parte desse publico ama funk. Até ai problema nenhum, gostos mudam, as pessoas percebem como não faz sentido odiar algo por odiar. 

Entretanto, criou-se uma cultura de um funk cômico, engraçado, apropriado por um público de classe media. O funk originalmente não era assim, apesar de sempre um estilo dançante e irreverente.

O que eu me pergunto é: ele se tornou assim por questões diversas ou primeiro ocorreu uma banalização dele e ele se adaptou a essa banalização para ter seu crescimento?

Uma comparação que pode ser esclarecedora é com a escola de comediantes negros que temos nos estados unidos. Essa nata que tem crescimento nos anos 80, uma época em que o racismo era descarado lá, não surgiu porque quiseram isso em primeiro momento. Eram pessoas que diariamente eram vitimas de racismo, as pessoas riam delas antes mesmo de se tornarem comediantes e justamente por isso se tornaram! 

As pessoas reagem de diferentes maneiras a opressão e enquanto algumas combatem ferrenhamente ela, outras tentam se adaptar. Essas pessoas viram no racismo como entretenimento para a classe media branca uma alternativa a vida de merda que o racismo estrutural os destinava.

Mas isso não se refere só a racismo, isso acontece com qualquer arte de origem em uma cultura depreciada. O Norte e o Nordeste com Wesley Safadão e outros que apesar de terem já uma imagem engraçada tem essa imagem reforçada por memes. Voce provavelmente já viu mais memes do Safadão do que ouviu musicas dele. A musica dele acaba sendo só mais uma parte da imagem que criamos em cima dele e não o foco. São como bobos da corte, vivem bem, ao lado dos reis e ainda sim são tratados como bobos.

Não to falando pra pararem de curtir o que realmente curtem mas só pra terem uma noção do contexto que aquilo ta sendo levado a voce, reparem nas origens daquela arte, repararem na sua posição social em relação a de quem a produz. Repararem se vocês curtem realmente aquilo ou se vocês curtem a imagem criada em torno daquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário